Saturday, 25 September 2010

Road-trip Boston / Canadá: o estado de Vermont

Em Maio deste ano fiz a minha maior viagem de carro nos EUA. O objectivo era ir de Boston, onde estava a trabalhar, até Montréal, a maior cidade do estado do Québec, Canadá, uma distância de mais de 500 kms. Fiz a viagem de ida numa 6ªf após o trabalho e foi de facto uma longa viagem, principalmente devido ao intenso trânsito à saída de Boston e o controlo fronteiriço no Canadá. Mas valeu sobretudo pela paisagem. Na viagem percorri os estados de Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Québec (Canadá).

Passei duas noites e um dia inteiro em Montréal. Num futuro post falarei um bocado da cidade. Optei por fazer a viagem de regresso Domingo de manhã, para poder vir nas calmas e fazer algumas paragens pelo caminho, especialmente no estado de Vermont, conhecido por ter um dos Outonos mais belos do mundo, devido à multi-coloração das árvores. Infelizmente (neste caso posso mesmo dizer isso) estávamos na Primavera, mas a paisagem não deixa de ser bela.

A minha primeira paragem na viagem de regresso (excluíndo o controlo fronteiriço à entrada dos EUA) foi junto ao lago Champlain, que se situa entre os estados de Vermont, New York e Québec (Canadá). Serviu para esticar um bocado as pernas, apreciar a tranquilidade do lago e ainda ver uma das famosas pontes cobertas que caracterizam os estados de Vermont e New Hampshire.

Lago Champlain

Lago Champlain

Ponte coberta de Vermont

Ponte coberta de Vermont

Ponte coberta de Vermont

Pelo caminho fiz também uma pequena paragem na capital do estado de Vermont, a pequena cidade de Montpelier. Relativamente perto fica a vila de Waterbury, onde aproveitei para parar na fábrica de gelados da famosa marca Ben & Jerry's. Aproveitei mais uma vez para esticar as pernas e comer o melhor sundae que alguma vez tive oportunidade de saborear, mesmo acabadinho de ser produzido :)


Casa estadual de Vermont, em Montpelier

Paisagem de Vermont

Silos de Vermont



A famosa carrinha da Ben & Jerry's

Fábrica de gelados Ben & Jerry's

Cemitério de sabores da Ben & Jerry's

Em memória dos "falecidos" sabores de gelado. Esta campa é em memória do sabor a pêssego da Geórgia.

Casas de banho na fábrica Ben & Jerry's

O balanço final de mais uma viagem de carro foi extremamente positivo. Para além do comboio, continua a ser na minha opinião o melhor modo de transporte para se poder usufruir da paisagem e ter a flexibilidade necessária que é exigida fora das grandes cidades.

@ Vermont, Estados Unidos da América (Maio, 2010)

Saturday, 18 September 2010

A aldeia costeira de Mystic Seaport


Tarde de Domingo de Julho, bastante calor, último fim de semana em trabalho por terras do Tio Sam. A opção seria ficar sozinho pelo hotel, ou pegar no carro e descobrir um pouco mais da América.
Felizmente optei por me fazer à estrada e percorrer os cerca de 150 kms que separam Boston de Mystic, no estado de Connecticut, também parte da região da Nova Inglaterra, tão conhecida pelas suas aldeias costeiras.

A cidade de Mystic é conhecida por ter sido um antigo porto costeiro e possui o maior museu marítimo do mundo, que recria uma aldeia costeira do século XIX - Mystic Seaport: Museu da América e do Mar. Este museu recria casas e barcos da época, e tem pessoas a trabalhar como se vivessem nessa época. Este tipo de museu é das melhores memórias que levo dos Estados Unidos. Permite realmente viver a experiência. Já no passado tive oportunidade de estar numa recriação de uma aldeia histórica em Plymouth, Massachusetts (Plimoth Plantation), séc XVII. Num futuro post falarei um bocado sobre a experiência.


A minha visita a Mystic Seaport começa com uma visita aos estaleiros, onde estão actualmente a restaurar o navio baleeiro Charles W. Morgan de 1841.


 




As seguintes imagens mostram o exterior e interior de um centro de cultivo e distribuição de ostras.



Junto à baía encontra-se uma bonita réplica de um farol do séc. XIX, bem como o barco Joseph Conrad, usado como barco de treino, construído em 1882 e ancorado em Mystic desde 1947.





 



Vista de Mystic a partir do barco Joseph Conrad

Por razões óbvias, a produção de corda para navios era essencial. A seguinte fábrica data de inícios do séc. XIX e cessou actividade em meados da década de 50 do século passado, devido à modernização dos métodos de produção. Através de uma visita a esta fábrica é possível perceber as 3 principais etapas do processo de produção, uma vez que o equipamento ainda se encontra operacional.




Outros locais de interesse que importa visitar:

Produção de candelabros para navios

Demonstração da imprensa escrita. Foi exemplificada a impressão de um anúncio de recrutamento de marinheiros do séc. XIX.

Produção de barris para transporte de líquidos e sólidos nos navios.

Demonstração da construção de um barril

Centro de recrutamento de marinheiros

Igreja da época
Casa da época
Escola da época
Mercearia
Interior de mercearia


Drogaria, essencial antes de uma longa jornada no mar
Espectáculo de comédia com trajes da época

Para crianças dos 8 aos 108. Não há melhor forma de aprender do que pondo as "mãos na massa"
Exposição de antigas proas de navios, das mais variadas culturas

Fica aqui apenas um cheirinho de alguns dos locais que é possível visitar neste museu. Além destes há um banco, museus, centros educativos para crianças, loja de instrumentos náuticos, metalurgias, aluguer de barcos, entre outros.

Antes de me fazer novamente à estrada para a viagem de regresso a "casa", e depois de uma tarde quente de Verão, nada melhor do que relaxar na taverna da aldeia acompanhado por um chá gelado de hortelã.




@Mystic Seaport, Mystic, Connecticut, Estados Unidos da América (Jul, 2010)

Friday, 10 September 2010

Astorga e Gaudí

Durante a minha visita às minas romanas de Las Médulas, referida num post anterior, fiz um pequeno desvio ao fim da tarde e aproveitei para visitar a cidade de Astorga. Foi uma passagem rápida mas deu sobretudo para apreciar a sua arquitectura, em especial a imponente catedral e o Palácio Episcopal, obra de Gaudí. Desengane-se por isso quem pensa que apenas Barcelona tem obras de Gaudí. Além de Barcelona temos então este palácio em Astorga, a Casa Botines em León e o El Capricho em Comillas. Só tive oportunidade de ver a catedral e o palácio por fora uma vez que àquela hora já se encontravam fechados para visitas. Espero um dia voltar para poder apreciar a arquitectura por dentro e talvez fazer uma passagem por León, que é ali pertinho.

Palácio Episcopal

Palácio Episcopal

Palácio Episcopal

Palácio Episcopal



Catedral de Santa María de Astorga

Catedral de Santa María de Astorga

Catedral de Santa María de Astorga

Catedral de Santa María de Astorga


Para informação sobre a cidade e pontos de interesse, consultar o site camarário: http://www.ayuntamientodeastorga.com/index.htm

@ Astorga, Castilla y León, Espanha (Fev/2009)