Wednesday 7 July 2010

Visita às tinturarias de Fès, Marrocos


Fès, Marrocos, 22/Dez/2009.

A cidade marroquina de Fès foi fundada no séc. IX atingindo o seu apogeu nos sécs. XIII e XIV quando se tornou capital do reino. É ainda hoje considerada a captital cultural e espiritual de Marrocos. O seu centro medieval (Medina) não mudou praticamente nada desde a sua fundação. As suas ruas estreitas albergam topo o tipo de comerciantes vendendo os mais diversos produtos, desde tâmaras, peixe, carne, especiarias, urnas, carpetes, instrumentos musicais, palcos de casamentos, etc. É um verdadeiro desafio explorar as suas ruas labirínticas.

Na minha passagem por Fès em Dezembro do ano passado, fui convidado a visitar uma das famosas tinturarias de peles de Fès, e das mais antigas do mundo. As tinturarias têm pelo menos 9 séculos de antiguidade mantendo-se o processo desde a sua origem. As pias praticamente mantêm o aspecto do séc. XI.
Ao aproximar-me da tinturaria sou invadido por um cheiro extremamente intenso, quase insuportável, mas valeu sobretudo pela vista, que faz lembrar uma paleta de cores. Foi-me explicado que as peles são diluídas numa espécie de ácido feito de excremento de pombo para alisar a pele, e depois são banhadas nas pias que contêm tintas de origem vegetal. Quando o processo é finalizado, colocam as peles a secar nos telhados da Medina. Claro que esta pequena visita guiada teve o seu custo: ter de passar por uma loja de artigos aí fabricados. Aproveitei para regatear uns famosos babouches (chinelos marroquinos). A prova que eram autênticos e que foram ali fabricados é o seu cheiro característico que ainda não desapareceu :)







No comments:

Post a Comment