Saturday 28 August 2010

A cidade livre de Christiania

Christiania é um subúrbio autónomo de Copenhaga que se auto-proclamou como independente sendo constituído por cerca de 850 residentes. A área do subúrbio era antigamente ocupada por bases militares mas após ter sido abandonada foi ocupada em 1971 por hippies, músicos, artistas e anarquistas, como forma de protesto contra a Dinamarca. Apesar de várias tentativas judiciais de os expulsar de lá, os moradores vivem como se fossem uma comunidade autónoma.

Apesar de pessoalmente não achar o local muito atractivo, nem achar as pessoas do mais interessante que há, não poderia considerar completa uma visita a Copenhaga sem passar por Christiania, que vale sobretudo pela sua cultura muito própria. Achei interessante algumas casas decoradas a graffiti e esculturas feitas de objectos tirados do lixo (vi inclusive um residente a separar e empacotar papelão, que devido à sua enorme quantidade deduzo que seja provienente do exterior). Por razões óbvias é comum sentir-se nas ruas um "cheiro a ganza" no ar, comparável ao das ruas de Amesterdão e partes de San Francisco. Apesar de em grande parte do subúrbio não ser permitido fotografar como forma de protecção da privacidade dos moradores, seguem-se algumas fotos que tive oportunidade de tirar, especialmente nas imediações.

Casa pintada a graffiti

Rua em Christiania

Arte em Christiania

Entrada principal de Christiania. Do outro lado da placa pode ler-se: "You are now entering the Ell". Deduzo que Ell seja o mesmo que Hell.

Camião decorado a graffiti

Placa de reconhecimento da Unesco

Restaurante em Christiania

Rua em Christiania


@Christianshavn, Copenhaga, Dinamarca (Agosto, 2010)

No comments:

Post a Comment