Wednesday 4 August 2010

Pelos trilhos do glaciar Exit, Alasca

Exit Glacier, Kenai Fjords National Park, Alaska (24-05-2010).

Aqui vai mais um post sobre o Alasca e muitos outros se seguirão. Há quem chame paraíso na terra a praias, eu prefiro chamar paraíso na terra a montanhas e florestas. Nesse aspecto e devido a estar muito pouco explorado e pouco frequentado por turistas, o Alasca é para mim um verdadeiro paraíso.

Na manhã do dia 24 de Maio tinha como objectivo deslocar-me de comboio até Seward, uma cidade costeira no sul do Alasca. A partir de Anchorage, onde estava alojado, são cerca de 4h15. A viagem vale sobretudo pelas paisagens. É do mais espectacular que já vi na minha vida! Como qualquer viagem que se faça tem sempre os seus percalços, neste dia tive o meu segundo desde que estava no Alasca: por distracção pus o telemóvel a despertar 1h mais tarde que o que devia. O comboio partia às 6h45 da manhã, mas como por norma jogo pela defensiva e prefiro dar tempo a mais para me preparar e para os check-in, apesar do stress e de uma corridinha, acabou por dar à justa :)

Num outro post falarei das paisagens espectaculares durante a viagem, bem como da cidade de Seward propriamente dita, que tem uma população inferior a 3000, mas que é extremamente bela por estar junto ao mar e rodeada de montanhas com neve permanente durante todo o ano.

Antes de almoçar e explorar a pequena cidade de Seward, optei por apanhar o shuttle que faz a ligação da cidade até ao glaciar Exit no Parque Nacional dos Fiordes de Kenai. Recomendaram-me pelo menos 2hrs para explorar os trilhos do glaciar. Como estava apertado em agenda e como havia trilhos que ainda estavam cortados devido à neve, optei pelas 2hrs que achei que seriam suficientes.

Para mais informação sobre glaciares, consultar a Wikipedia:
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Geleira (versão portuguesa)
  • http://en.wikipedia.org/wiki/Glacier (versão inglesa)
O glaciar é facilmente explorado através dos vários trilhos que estão bem assinalados. Actualmente não é possível tocar no glaciar devido a alguma instabilidade do leito, muito provavelmente consequência do aquecimento global, porque é o 2º glaciar que visito no Alasca que está a regredir. É possível encontrar alces e ursos nos trilhos, embora não tenha tido a sorte de um encontro imediato. Quando comecei a explorar os trilhos vi um sujeito de calções e t-shirt com uma grande arma à cintura o que é vulgar nos EUA, e que me deixou a pensar que poderia não estar bem preparado para um eventual encontro imediato, mas a sede de aventura e a confiança após ter explorado há uns dias atrás os trilhos muito mais isolados do parque nacional de Denali no interior do Alasca, fizeram-me prosseguir sem qualquer receio.

Trilho do parque

Dicas para o caso de encontros com ursos

Trilho

Glaciar

Glaciar

Glaciar

Glaciar

Vista a partir do glaciar

Trilho

Trilho

Excrementos de alce

Trilho

1 comment:

  1. Olá Rui!
    Foi uma viagem e tanto! Acalma só de ver as fotos, imagina então estar lá ao vivo.
    É um cantinho da terra no seu estado original, ainda bem.
    O único senão são os queridos ursinhos com fome...:)
    Sílvia

    ReplyDelete